Novo modelo ferroviário pode aumentar rentabilidade no sistema de transporte de carga por trilhos no país!

Governo Federal: estudo aponta um moderno plano para as ferrovias brasileiras.

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O Governo Federal quer implantar um novo e moderno modelo para as ferrovias brasileiras, exigindo de imediato que os atuais concessionários ferroviários possam ter uma maior competitividade com outros modais e consequentemente aumentar a oferta pelo sistema férreo. Outro objetivo também é de derrubar as planilhas tarifáricas. Por isso o Governo quer implantar o OFI Operador Ferroviário Independente – que será uma empresa transportadora que irá operar com os trens e utilizando a infraestrutura de terceiros, mas não a proprietária das linhas férreas (tratando-se de um modelo chamado de “aberto”, no qual as cargas têm passagem livre). Nesta nova configuração o Estado percebeu que mais de 80% das cargas transportadas atualmente nos trens são de grãos [soja e milho na sua maioria] e ainda os considerados minerais [minério de ferro e bauxita – alumínio].

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Mas para que tudo isso venha a acontecer, tanto o Governo com os interessados deverão estabelecer alguns parâmetros como ajustar um leilão que atende as necessidades, ofertar aos operadores logísticos um regulamento transparente. Assim tanto os técnicos da ANTT como do Ministério dos Transportes avaliam uma condição positiva para atrair aos interessados realizarem o transporte ferroviário com atrativos comerciais. Então o modelo de OFI fica estruturado para as ferrovias no qual o concessionário construirá e manterá uma linha férrea, mas não terá o transporte [ou seja, a carga].

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Os operadores do sistema “OFI” poderão transitar também pelas linhas concedidas no modelo “antigo” que é o vigente atualmente [no qual os concessionários da ferrovia também são os proprietários das cargas transportadas]. Por Helio L Oliveira, editor MTb 69429SP, de SP – Fotos: NOP-TTF/Imprensa979/Transferr

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